Classificador Rotativo Simplex

O PROJETO E O PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO

Apesar do principio de operação do Classificador Rotativo Simplex ter sido originado a longa data, seu projeto e concepção tem sido aperfeiçoado e evoluído a ponto de se tornar atualmente a solução mais simplex e econômica quando se necessita classificar e ainda desaguar materiais sólidos em suspensão com finos de até 0,0075mm (200#).

Sua Concepção construtiva incorpora uma caixa receptora, em um tanque com sistema interno de sedimentação de baixa turbulência que permite a decantação gradativa dos sólidos ao fundo da caixa, controlada pela instalação ou retirada de canaletas de drenagem de água disposta em toda a superfície superior proporcionando controle preciso de faixa de corte desejado.

Sua roda incorporando caçambas de coleta, recupera mediante seu lento e suave movimento de giro, a fração sólida depositada no fundo do tanque e retira a água através de telas resistentes ao desgaste, com fendas de abertura entre 1mm e 6mm.

O processo de drenagem natural da água pela gravidade, é substancialmente acelerado pela ação de uma câmara de vácuo situada por trás de cada caçamba.

O vácuo é criado naturalmente, na medida em que a roda eleva cada caçamba acima do nível da polpa no tanque, sendo este vácuo mantido até que a borda inferior de cada defletor da região em depressão saia da água.

Mesmo ocorrendo em instantes, este processo de desaguamento é suficientemente eficiente a ponto de reduzir a umidade da polpa à faixa de 15% a 20% permitindo sua descarga e transporte por um transportador de correia inclinado.

Após o descarregamento o material desaguado pelo chute de saída , as caçambas continuam seu movimento de entrada no tanque para iniciar um novo ciclo.

O CONTROLE DO PROCESSO:

Mediante abertura ou tapamento de defletores internos do tanque, cuidadosamente disposto nos caminhos preferenciais dos sólidos, bem como pelo ajuste das canaletas superficiais de drenagem de água, o operador pode precisamente controlar a turbulência e velocidade de ascensão de polpa no tanque ou seja, pode ajustar a granulometria de corte desejado para a sua aplicação específica, retendo finos até 0,075mm ou descartando sólidos até 0 , 6mm ou qualquer dimensão intermediária.

Adicionalmente os Classificadores Rotativos Simplex podem ser equipados com sistemas automático de variação de velocidade de giro no acionamento da roda, permitindo contínua e total adequação da capacidade de recuperação, em relação às variações de volume e carga de material sendo alimentado.

ADIVERSIDADE DE APLICAÇÕES:

Os Classificadores Rotativos Simplex são extensivamente aplicados em instalações de produção de areia natural por dragagem de rio ou cava, de areia artificial por britagem de agregados, de lavagem de materiais contaminados por matéria orgânica e argila, de separação de minerais de diferentes densidades e granulometrias, de desaguamento e deslamagem , etc…

Tem sido aplicados com sucesso na recuperação de ultrafinos anteriormente descartados em barragens de decantação, e em sistemas de recuperação e reciclagem de água suja em circuitos fechados de lavagem, onde a disponibilidade de água é pequena.

A VERSATILIDADE CONSTRUTIVA:

A simplicidade da concepção mecânica dos Classificadores Rotativos Simplex permite sua composição modular para se classificar, um produto com uma roda única, dois produtos com acréscimo de uma segunda roda ou três produtos com acréscimo de uma terceira roda, tendo entre elas uma hélice de transporte.

Tal recurso proporciona a obtenção de expressiva área adicional de sedimentação de sólidos e contenção de máximo volume de água, para ideal recuperação dos produtos desejados.

O acionamento independente dos conjuntos de roda-hélice propiciam o ajuste individual de velocidade dos mesmos, possibilitando a composição dos diversos produtos em uma faixa granulométrica contínua.


Solicite um orçamento

Representadas

  • Chicago Pneumatic

    Chicago Pneumatic
  • Simples

    Simples
  • Terex

    Terex
  • Chicago Pneumatic

    Chicago Pneumatic
  • Simples

    Simples
  • Terex

    Terex